Representantes dos órgãos de segurança e trânsito de Foz do Iguaçu reuniram-se com equipes de Ciudad del Leste, Hernandárias e Presidente Franco nesta quarta-feira, 17, para apresentar as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro, que irão dispensar o porte obrigatório do licenciamento de veículos e tornar a Carteira Nacional de Habilitação totalmente digital. As mudanças passam a valer a partir de 12 de abril.
Para evitar futuros transtornos aos motoristas brasileiros que viajam ao país vizinho, as autoridades apresentaram a nova Lei Federal 14.071/20, que entra em vigor em abril deste ano. Também prestaram esclarecimentos sobre o formato da fiscalização, que utiliza um aplicativo para conferir a veracidade dos documentos.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva, o encontro serviu para sanar dúvidas dos diretores de trânsito paraguaios, que irão preparar os agentes de fronteira para esse novo formato de averiguação. O chefe da pasta pontua que também serão organizadas reuniões de orientação com os servidores brasileiros.
“Precisávamos nos precaver de futuros problemas, pois os motoristas brasileiros vão circular sem esses documentos físicos quando cruzarem a fronteira. Felizmente conseguimos firmar um compromisso entre essas forças de fiscalização para trabalharmos em conjunto, não gerando problemas às equipes de segurança, nem aos motoristas”, afirma o secretário.
O diretor superintendente do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans, Licério Santos, disse que a preocupação foi tanto relacionada aos condutores do município como aos turistas que vêm à cidade e frequentam os países vizinhos. “Nos propusemos a fazer um treinamento para os agentes de trânsito das três cidades do Paraguai para que eles se familiarizem com o novo formato dos documentos do veículo e da CNH”, complementou Santos.
Também participaram da reunião o coordenador de trânsito de Foz, Cleumar Farias; o diretor da Polícia Municipal de Ciudad del Leste, Osvaldo Aquina Medina; diretor de transito de Presidente Franco, Cevelio Martins e a diretora de turismo de Hernandárias, Gladys Garcete.
Assessoria