O governo do Paraguai iniciou nesta segunda-feira (22) a vacinação contra a Covid-19. O primeiro lote com 4 mil vacinas vindas da Rússia foi destinado a profissionais de saúde que trabalham diretamente no enfrentamento à pandemia.
A primeira dose foi dada uma enfermeira do Hospital Nacional de Itauguá, em Assunção, onde funciona o Instituto Nacional de Doenças Respiratórias e do Ambiente – INERAM.
A enfermeira Myriam Arrúa, com 13 anos de profissão, teve a dose aplicada pelo próprio ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzolen, com lágrimas nos olhos e aplausos dos colegas. “Digo aos meus colegas que não tenham medo e se vacinem. Estamos muito entusiasmados em receber a vacina, mas vamos estar mais tranquilos quando cheguem doses para toda a população”, disse a profissional.
As primeiras doses da vacina russa Sputnik V chegaram ao Paraguai na quinta-feira (18). O ministro Julio Mazzoleni, informou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 será intensificada no segundo semestre deste ano, conforme cheguem mais doses da vacina Sputnik, através do Fundo de Investimento Russo e da AstraZenica, através do mecanismo Covax. Ainda não há data para a chegada desses lotes.