A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu ampliou nesta sexta-feira, 19, a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com mais de 85 anos. As doses estão sendo aplicadas na sede da Diretoria da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda.
Até quinta-feira, 18, a campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 em Foz do Iguaçu teve 8.795 doses aplicadas – dessas 7.837 referentes à primeira dose, e 958 pessoas que já receberam as duas doses.
Estão sendo vacinados os profissionais de linha de frente, para a segunda dose, e idosos. “Estamos reduzindo a faixa etária para vacinação de acordo com a procura pela vacina. Agora, todos com mais de 85 anos poderão ser vacinados. Temos pouco mais de 450 doses para imunizar esse público e, enquanto tivermos o imunizante contra o coronavírus, seguiremos reduzindo a idade”, explicou a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo.
A responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka, reforçou a importância da vacinação dos idosos. “As equipes de saúde já vacinaram 341 idosos acamados nas suas casas. Também foram imunizadas 431 pessoas com mais de 89 anos. Queremos vacinar ao máximo os idosos com mais idade, porque sabemos que a mortalidade é maior neste grupo”.
Os idosos com mais de 85 anos que queiram ser imunizados podem procurar o posto de vacinação que fica na Vigilância em Saúde na Vila Yolanda. “As equipes de saúde estão atendendo também por drive-thru, sistema que permite ao idoso ser vacinado sem sair do carro. O idoso dessa faixa etária deve ir direto no posto de vacinação portando documento com foto, CPF e comprovante de residência”, lembra Adriana.
A Secretaria de Saúde reforça que, desde quinta-feira, 18, houve uma interrupção na aplicação de vacinas contra a covid-19 em trabalhadores da área da saúde. “Pausamos a vacinação desse grupo, uma vez que grande parte dos trabalhadores da saúde já foi imunizado. Aguardamos mais vacinas para retomar a aplicação do imunizante naqueles que ainda não receberam a primeira dose. Não temos uma previsão exata de quando receberemos mais vacinas, esperamos receber logo”, reiterou Rosa Jeronymo.
Busca ativa
A Secretaria de Saúde junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada distrito realizou a busca ativa dos idosos com mais de 90 anos. As equipes estão indo até a residência e vacinando os idosos identificados nessa busca. No caso dos idosos que não possuem condições de deslocamento, as equipes farão a aplicação da vacina em casa.
O cronograma de vacinação contra a Covid-19, resultante da busca ativa aos idosos na faixa etária de mais de 90 anos, iniciou o atendimento pelos distritos norte, nordeste e sul.
Assessoria