Nesta sexta-feira, 19, no âmbito da operação ESCUDO, a Receita Federal realizou monitoramentos com foco no tráfego de motos na Vila Portes e no Bairro Jupira, ambos em Foz do Iguaçu. Foram apreendidos cigarros, peças para celulares e um veículo.
Durante o acompanhamento, que iniciou às 5h, a equipe percebeu uma movimentação intensa de motos que traziam mercadorias e descarregavam em vários estacionamentos e hotéis da região.
Nos estabelecimentos com maior movimentação de motos, a equipe da Receita Federal apreendeu cigarros contrabandeados, alocados em 7 baús para motos e em 7 caixas de papelão, além de um veículo carregado com acessórios para celulares em um fundo falso no painel.
Ver essa foto no Instagram
Em média, são registradas 16 mil passagens de motos por dia pela Ponte Internacional da Amizade. Conhecido como contrabando “formiguinha”, as motos substituíram os pedestres que atravessavam a Ponte Internacional da Amizade todos os dias levando mercadorias até o limite da “cota”. Esses veículos conseguem atravessar a aduana de forma mais rápida, o que aumenta o número de viagens diárias.
Ninguém assumiu as mercadorias encontradas no local, por isso foram apreendidas ao abandono. O veículo, por conter mercadorias em fundo falso, foi apreendido pela Receita Federal e não poderá ser recuperado pelo proprietário. Ninguém foi preso.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Assessoria