As obras de duplicação da BR 469, a Rodovia das Cataratas, devem começar entre abril e maio deste ano, afirmou o governado Carlos Massa ratinho Junior, em visita à Foz do Iguaçu esta semana. A obra foi autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto de 2020, quando foi lançada a pedra fundamental.
A rodovia de 8,7 quilômetros liga o centro de Foz do Iguaçu pela Avenida das Cataratas, com ligação para a aduana brasileira com a Argentina, passando pelo Aeroporto Internacional até a entrada do Parque Nacional do Iguaçu.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Brasília (DF) analisou o projeto e solicitou algumas correções. As mudanças foram feitas e a documentação voltou para o estado, informou Ratinho Junior.
“O estado está montando o termo de referência para colocar a licitação na praça. Se Deus quiser de acontecer o termo de referência e a licitação no prazo, nos próximos dias, se ninguém entrar na Justiça, porque infelizmente corre esse risco”, disse.
A duplicação terá um investimento de R$ 139,4 milhões, dos quais R$ 136,3 milhões serão financiados pela Itaipu Binacional e, o restante, pelo governo do Paraná, que será ainda o responsável pela licitação e gestão da obra. O prazo para entrega da obra é de 36 meses, ou seja, meados de 2024.