A prefeitura de Cidade do Leste, no Paraguai, se prepara para retornar com as aulas presenciais na rede municipal de ensino a partir do dia 2 de março. Na terça-feira (16), representantes da Supervisão do Ministério da Educação e Ciência (MEC) se reuniram com o prefeito Miguel Prieto, pedindo neste início de ano letivo.
Os professores pediram ao prefeito que um estrutura de higienização seja instalada em casa escola, como por exemplo, pias para lavar as mãos e a construção de poços artesianos em 18 escolas que estão sem água. Prieto se comprometeu em dar uma resposta rápida à demanda dos professores.
No Paraguai apenas aulas de graduação tiveram liberação para voltar com as aulas presenciais e mesmo assim com revezamento de alunos, respeitando um limite de alunos por turma.
Vacina
Em janeiro, o governo do Paraguai assinou um acordo de compra de 3 milhões de doses de vacina contra Covid-19 com duas farmacêuticas. A expectativa é que essas vacina comecem a chegar ao país ainda neste mês de fevereiro para iniciar a imunização dos profissionais de área de saúde que trabalham no enfrentamento à pandemia.
O país tem ainda, acordo de adquirir mais 4,2 milhões de doses por meio do mecanismo Covax da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o final de deste ano.
O Paraguai confirmou desde o início da pandemia de Covid-19, 145.095 casos da doença, com 2.953 mortes.