Para quem estiver em Foz do Iguaçu neste feriadão de Carnaval, uma boa opção de passeio é o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu Binacional. Localizado junto à usina, com acesso a partir do Centro de Recepção de Visitantes, o RBV terá funcionamento diferenciado: irá abrir nesta segunda-feira (15), dia da semana em que normalmente está fechado para visitação.
Criado há 36 anos, no dia 27 de junho de 1984, o Refúgio abriga diversos projetos de conservação de fauna e flora e de educação ambiental. Conta com um plantel de animais típicos do bioma regional (a Mata Atlântica), como a onça, harpia, veado-bororó, anta e cervo-do-pantanal, que encantam adultos e crianças.
Alguns desses animais foram resgatados do tráfico ou de acidentes. Outros fazem parte de importantes projetos de reprodução de espécies ameaças, como a harpia. Percorrendo as trilhas do RBV, os turistas participam de uma experiência que une entretenimento, aprendizagem e contato com a natureza.
Por se tratar de uma opção de passeio ao ar livre e que cumpre os protocolos de enfrentamento da pandemia (como álcool em gel disponível durante todo o trajeto, obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento social, inclusive com limitação do número de vagas), é uma opção que tem sido bastante procurada.
Dos atrativos da Itaipu, o RBV é o que registrou a menor queda de público neste último mês de janeiro, na comparação com o mesmo período em 2020, quando o turismo ainda não tinha sido impactado pela pandemia de covid-19. A queda de visitação foi de apenas 5%. Em janeiro de 2021, quase 3.500 pessoas visitaram o RBV, das quais 21% são moradores de Foz do Iguaçu e região.
A comerciária Carmem Maria Gaitkoski, apesar de morar em Foz do Iguaçu, visitou o RBV pela primeira vez nesta semana. De férias, aproveitou para conhecer o Refúgio com os pais, a irmã e a filha. “Achei o passeio muito bem organizado, desde o agendamento pela internet, o embarque com álcool em gel, a orientação sobre a água [recomenda-se levar a própria garrafa para consumo]. Bem tranquilo e seguro”, afirmou.
O estudante universitário Gabriel Mendonça Arruda, de São Paulo (SP), também veio pela primeira a Foz e ao RBV. “Gosto muito dos animais e achei uma ótima oportunidade para conhecer o local”, disse. “O pessoal é bem cuidadoso. Comparado a São Paulo, é muito mais segurança. É um espaço aberto, tem álcool em gel em todo o passeio. Gostei bastante”, acrescentou.
Marcelo Freitas, servidor público do Rio de Janeiro, de férias pela primeira vez em Foz do Iguaçu, incluiu o RBV em seu roteiro. “É uma visita muito tranquila, todo mundo usa máscara e cumpre os protocolos de segurança”, comentou Freitas, que veio acompanhado da esposa e do filho.
Horários dos passeios
Confira, abaixo, os horários dos passeios oferecidos pelo Complexo Turístico Itaipu neste feriado de Carnaval. O atendimento no guichê, no Centro de Recepção de Visitantes, é das 8h às 18h30.
Recomenda-se que os visitantes levem suas garrafinhas para o consumo de água (é possível reabastecer em alguns pontos do passeio).
● Refúgio Biológico (20 vagas por passeio):
horário especial de feriado nesta segunda e terça-feira: 8h30 | 9h30 | 10h* | 10h30 | 13h30 | 14h30 | 15h* | 15h30. *Nesses horários, passeio realizado com veículo fechado.
● Itaipu Panorâmica:
diariamente, das 8h30 às 17h, com saídas a cada 30 minutos. Duração média do passeio: 1h10.
● Ecomuseu:
diariamente, das 10h às 18h. Transportes partindo do Centro de Recepção de Visitantes a cada meia hora. Último às 17h30.
Assessoria