O perfil de Ciudad del Este (CDE), cidade paraguaia que fica na fronteira mais movimentada do Brasil, mudou consideravelmente nos últimos anos. A área de camelôs passou por revitalização e houve reestruturação paisagística. A repaginação urbana caminhou paralelamente a investimentos de lojistas e grandes shoppings. Lojas amplas, bem organizadas e produtos exclusivos têm atraído público interessado no turismo de compras.
As opções gastronômicas também vão muito além das barracas de rua: restaurantes de culinária requintada passaram a integrar o roteiro dos viajantes que se deslocam para comprar.
Atentos a esse movimento, empresários de Foz do Iguaçu irão inaugurar nesta sexta-feira (12), a partir das 11h30, o BISTR.ON, um empreendimento gastronômico de culinária internacional instalado na loja mais tradicional de Ciudad del Este, a MONALISA, bem perto da Ponte da Amizade.
Criado para receber tanto os turistas que buscam uma pausa em meio à agitação das compras quanto executivos que mantêm rotina agitada de trabalho em Ciudad del Este, o BISTR.ON oferece gastronomia internacional gourmet, incluindo opções da culinária italiana, francesa, japonesa e brasileira.
“Estar presente no turismo de gastronomia de Ciudad del Este é algo que nos fascina, grandes marcas também são representadas pela arte da gastronomia “, afirma Iti Raffagnin, um dos responsáveis pelo investimento.
No dia da abertura, a novidade irá ilustrar um dos episódios do canal que a relações públicas Giovanna Salvatti mantém no Youtube para mostrar curiosidades da região de fronteira. Ela também é formada em Gastronomia (Centro Europeu) e tem aperfeiçoamento em Mercado de Luxo pela Inseec Business School, em Paris.
Iti Raffagnin e Isabel Salvatti, fundadores do Grupo Capitão, juntamente com os sócios Jair David Vieira e Junior de Lima, uniram-se à MONALISA para tornar o 6º piso do centro comercial aprazível para a culinária, já que o local também é reconhecido por revender, há décadas, marcas renomadas internacionalmente no setor de moda, perfumes, cosméticos, esportes, óculos e eletrônicos.
“O BISTR.ON será uma parada sofisticada para descansar, para confraternizar ou fazer reuniões de negócios, onde o cliente será transportado para uma atmosfera elegante e ao mesmo tempo atual,” adiantou Jair David Vieira.
Expansão além-fronteira
O BISTR.ON fica no mesmo andar do restaurante de culinária japonesa Hokkai MONALISA, que marcou o início dos negócios do Grupo Capitão em Ciudad del Este, em 2003.
“Era um quiosque pequeno com as especialidades da culinária japonesa, mas deu tão certo que precisamos ampliar e hoje é um restaurante,” relembra Junior de Lima.
Com o sucesso, os investidores levaram para o Paraguai o Capitão Bar, opção bastante conhecida dos turistas que visitam Foz do Iguaçu, no Brasil. O Capitão Bar CDE conta com uma unidade do Hokkai anexa e fica na Rua Los Lapachos, a 10 minutos da área de compras.
Retomada do turismo
Dados da Câmara de Comércio de Ciudad del Este, no Paraguai, apontam que, pelo menos, 10 mil trabalhadores voltaram aos cargos de trabalho desde o fim do ano passado. O município abriga um dos maiores centros de compras do mundo, movimentado principalmente por brasileiros, e amargou o fechamento da fronteira com o Brasil por quase sete meses.
Agora, as empresas adotam protocolos sanitários para preservar a saúde de todos os envolvidos com o ciclo do turismo de compras e apostam na retomada da movimentação. “Nosso investimento confirma que confiamos na retomada do turismo. O BISTR.ON vai gerar 20 empregos de imediato, ” concluiu Isabel Salvatti, diretora executiva do Grupo Capitão.
Assessoria