Seis militares e um civil morreram na tarde de terça-feira (9) na queda de um avião sobre o estacionamento da Força Aérea Paraguaia, em Luque, na região metropolitana de Assunção.
O bimotor Cessna 402, de propriedade da Força Aérea partiu até a cidade de Fuerte Olimpo, onde os militares iriam vistoriar uma obra na pista do aeroporto local. O acidente se deu na volta à Luque. Um oitavo passageiro que sobreviveu à queda foi identificado como um jovem de 19 anos, estudante de gastronomia da Universidade Nacional de Assunção.
As vítimas fatais foram o piloto Aníbal Pérez Trigo; o copiloto 1° tenente, Willian Martín Orué Colmán; major Alfredo Darío Céspedes; 1° tenente Marcos Samuel Romero; tenente Manuel Sotelo, o suboficial Pedro Nelson López e o servidor público civil, Críspulo Almada.
O general Juan Pablo Paredes González, comandante da Força Aérea Paraguai, informou que o acidente aconteceu entre 30 e 40 segundos antes da aterrisagem e não houve nenhuma sinal de emergência anterior.
“O acidente aconteceu às 14h35 e apenas um minutos foi registrado o último contato com a torre de comando. Esse não é o primeiro acidente envolvendo a mesma aeronave, sendo que há dois anos sofreu uma ruptura em uma das rodas, sem gravidade, não afetando a operação posterior”, disse o comandante.
Em nota, a Força Aérea Paraguaia informou que irá iniciar uma investigação para esclarecer o ocorrido e que será realizado todo o acompanhamento e apoio aos familiares das vítimas.