Funcionários do Banco do Brasil de Foz aderiram a paralisação nacional realizada nesta quarta-feira, 10. De acordo com Gilson Roberto dos Santos, Secretário Geral do Sindicato dos Bancários, em Foz apenas os caixas aderiram a paralisação, enquanto que a área gerencial continua trabalhando.
“A princípio os caixas não estão atendendo. Qualquer serviço interno relacionado a depósito ou saque a agência não está fazendo, tem que ser feito na área externa, nos caixas eletrônicos” salientou. A paralisação é apenas nesta quarta.
Segundo Gilson, no fim do dia uma nova assembleia será realizada para definir os novos procedimentos dos trabalhadores. Os trabalhadores protestam contra o anúncio do fechamento de agências em todo o país e a proposta de plano de demissão voluntária que deve atingir cerca de 5 mil funcionários.
“Está previsto o fechamento de agências de cidades agrícolas, o que vai tornar a vida do cidadão ainda mais difícil. Além disso, o Banco do Brasil já tem déficit de funcionários e com o plano de demissão vai sobrecarregar o trabalho dos funcionários, além de atingir os usuários do banco” explicou.
Outro motivo que levou a paralisação é um programa de descomissionamento do caixa apresentado pelo Banco. “O caixa, a partir desse programa, ele não vai receber mais comissão de caixa, apenas um eventual pago no dia que trabalhar, e isso fará com que caia a comissão, o que vai interferir diretamente no seu padrão de vida” disse Santos.