A Secretaria Municipal de Saúde informa que os casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave associados à anosmia – perda de olfato – ou ageusia – perda de paladar aguda, sem causa anterior, serão automaticamente classificados como positivos para Covid-19 e receberão a prescrição de tratamento para a doença.
A 13ª revisão da definição de caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus foi divulgada pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira, 09. Também serão considerados como positivos casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda de pessoas com histórico de contato próximo ou domiciliar com casos confirmados para Covid-19 nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas.
Nos casos mencionados acima, não será mais necessária a coleta de exames para diagnóstico da Covid-19, e deverá ser seguido o mesmo protocolo de notificação e isolamento para casos confirmados da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a definição foi revisada em virtude desses casos serem muito frequentes e a maior parte dos exames ter apontado que eram relacionados à Covid-19.
Assessoria