Um casal de Foz do Iguaçu perdeu 20 mil reais após cair em um golpe durante uma compra de veículo. A história foi relatada à Rádio Cultura pela vendedora do carro, que também foi enganada pelo estelionatário. Ana Fortes informou que o homem contou duas histórias diferentes e conseguiu ludibria-los. O casal não conseguiu reaver o dinheiro.
Segundo Ana, ela fez o anúncio do veículo em um aplicativo de compra e venda na internet. Alguns dias depois um homem entrou em contato com ela informando que era um policial aposentado e tinha interesse no carro. Ele disse que estava fazendo um negócio com o casal (vítimas) e que daria o carro como parte da negociação. Logo depois marcou com o casal para que eles pudessem ver o carro.
Para que fosse seguro, o encontro foi marcado para um local público, um shopping de Foz, onde o casal se encontrou com a vendedora. O golpista não participou do encontro. Nenhum até o momento desconfiava que estivessem caindo em um golpe. O casal olhou o carro e resolveu comprar. Então foi marcado o dia para que ocorresse o pagamento e a transferência do veículo.
O carro seria transferido para a esposa. No dia marcado a vendedora e a mulher que compraria o carro foram até o cartório, mas ficaram aguardando enquanto o marido faria o depósito dos 20 mil reais. Porém, passada uma hora o dinheiro não caiu na conta. A esposa ligou para o marido para saber o motivo, quando ele informou que já havia depositado o dinheiro.
Neste momento Ana (vendedora) começou a achar que havia um golpe em andamento. Ela perguntou para a compradora se o casal conhecia o suposto policial aposentado. E foi então que o golpe veio à tona. De acordo com a mulher, o estelionatário havia informado ao casal que tinha vendido uma casa para Ana e que o carro era parte do negócio. Nenhuma das histórias era verdadeira.
Eles ligaram para o marido comprador para que tentasse estornar o dinheiro no banco. Enquanto tentava chegar a agência bancária acabou sofrendo um acidente, e não foi possível recuperar o valor.
Após o golpe é que eles perceberam de que forma o estelionatário o aplicou. Ele pegou a foto do veículo no aplicativo onde Ana havia publicado e refez o anúncio em uma página do Facebook. O casal acabou visualizando o anúncio falso e, ao invés de entrar em contato direto com a vendedora, ligaram para o estelionatário, que conseguiu aplicar o golpe com sucesso. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Polícia Civil.
Ana não perdeu nada, mas, segundo ela, o casal é trabalhador e merecia muito o carro. Dessa forma ela resolveu promover uma rifa para ajuda-los. Ouça o relato abaixo: