Médico Luiz Zarpelon defende descentralização de exames de Covid-19 em Foz

Para o médico, exames deveriam ser realizados em mais pontos, facilitando o acesso dos pacientes a esses locais para que sejam diagnosticado com mais agilidade.

O Médico Luiz Fernando Zarpelon participou nesta quinta-feira, 21, do Contraponto e falou sobre a pandemia de covid em Foz e o aumento do número de óbitos na cidade. Além disso, o médico defende a descentralização dos exames de Covid-19 no município. Para o médico, mais pontos para coleta de amostras atrairia mais pacientes para realização do exame.

Para o médico, a centralização dos atendimentos no início dos casos se justifica porque não havia EPIs (equipamento de proteção individual) suficiente para todos os profissionais de saúde e havia menos casos. Porém, com o aumento de casos positivos, é necessário que os exames sejam realizados mais próximos dos pacientes.

“Talvez a estratégia mais precisa agora seja ampliar o acesso das pessoas a esses pontos de atendimento. Quando eu centralizo eu crio uma dificuldade” argumentou. O médico acredita que, como a maioria dos sintomas são leves, as pessoas acham que não vale a pena ir até o Hospital Municipal para fazer o exame e enquanto isso continuam transmitindo os casos.

Ouça a entrevista completa:

 

Sair da versão mobile