A tecnologia sem dúvida é uma grande aliada nos dias atuais e facilita a vida de muita gente, mas todo o cuidado é pouco com os golpes digitais. Para isso, o Procon-PR, órgão vinculado a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná orienta o consumidor sobre os cuidados que devem ser tomados com os golpes, agora através do PIX.
O crime funciona quando algum golpista consegue invadir sua conta do WhatsApp (seja por algum link que o usuário entrou ou algum dado pessoal que foi disponibilizou por alguma mensagem ou ligação) e manda mensagem para seus contatos pedindo alguma transferência via PIX.
De acordo com o secretário da Justiça, Ney Leprevost, “para evitar essa situação os cuidados devem ser redobrados com os pedidos de dinheiro através de mensagens pelo celular. Deve-se sempre checar a autenticidade do solicitante”.
Para a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, “as transferências pelo PIX são feitas em até 10 segundos e isto dificulta e muito reverter a situação”, disse Claudia, complementando que “em casos de dúvidas sobre a garantia de seus direitos, orientamos que o consumidor procure o Procon-PR”.
CANAIS PARA ATENDIMENTO – O Procon-PR disponibiliza os seguintes canais de atendimento:
CONSUMIDOR.GOV.BR
https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?158704046
FAÇA AQUI SUA RECLAMAÇÃO (SE A EMPRESA RECLAMADA NÃO ESTIVER NA PLATAFORMA CONSUMIDOR.GOV.BR)
http://www.procon.pr.gov.br/modules/inscrit_quest/formulario.php?codigo=24
ESCREVA PROCON http://www.procon.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=83
Obs: Foto de arquivo registrada antes da pandemia.
(Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto).