Mesmo com obras contra enchentes em andamento, moradores do Bairro São Luís, na região do Jardim São Paulo, voltaram a sofrer com alagamentos nesta semana após as fortes chuvas que caíram em Foz. “Aconteceu como sempre acontece, alaga todas as casas ai, acabando com nossas coisas, sofá, cama, é isso que acontece” disse um dos moradores à reportagem da Rádio Cultura.
O Diretor de Drenagem da prefeitura, Ivan Lincon, informou à Rádio Cultura que para concluir a obra que irá resolver o problema de alagamento naquela região será necessário um trabalho de explosão de rochas. Faltam 50 metros de obra. “Aqui nós temos o seguinte problema, temos 20 metros de furação para terminar no trecho da Rua Edmundo de Barros e mais 30 metros de furação e detonação que é da Avenida Pôr-do-sol” explicou Ivan.
Ele ressalta que a empresa especializada que irá executar o serviço, que é de Curitiba, já está em Foz para realizar o trabalho. Porém, devido a complexidade o serviço não foi autorizado. “Desde a semana passada a equipe esteve em Foz pra fazer as detonações finais, porém com a chuva de 100mm, a equipe de engenharia não autorizou o fogo, que são as detonações, pois poderia ter lançamento de terra acima de 10 metros, a banana de dinamite não detonar na vala, o risco era muito alto” ponderou.
Ivan informou que ainda aguarda a decisão da empresa para definir quando será possível realizar as explosões. Como medida paliativa, a prefeitura irá construir uma barragem provisória na Rua Francisco Padilha, com duas tubulações que saem da área alagada (imediações do Mercado do Polaco), com quatro bombeamentos e a Avenida Pôr-do-Sol deve ser aberta ainda na tarde desta quinta para dar vazão a água.