O Natal de Luzes de Itaipu, que encantou iguaçuenses e turistas de 5 de dezembro de 2020 a 5 de janeiro de 2021, deixou mais do que belas imagens e momentos inesquecíveis. Para os cerca de cem trabalhadores envolvidos diretamente no espetáculo, foi a garantia de um final de ano farto após vários meses de pandemia.
Além daqueles que apoiaram diretamente, na montagem e organização da iniciativa, também foram beneficiados artistas culturais locais contratados para encantar o público com alegria e brincadeiras.
Indiretamente, a celebração possibilitou a movimentação da economia de todo o entorno da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, beneficiando também comerciantes de alimentos e bebidas e vendedores ambulantes.
“O Natal de Luzes foi excelente pra gente. Por mais que tenha a pandemia, acabou nos ajudando no lado financeiro. Se não fosse pela covid-19, teria sido melhor ainda. A ceia de fim de ano foi farta pra nós”, disse o vendedor ambulante Willian Peffer, 29 anos.
Ele e a esposa, Camila Prado, de 22 anos, estimam ter atendido cerca de 300 pessoas por dia, com mais movimento aos finais de semana. “Todo mundo que veio aqui elogiou a decoração. Tivemos muitos paraguaios e também turistas de outros lugares”, conta. Na banca do casal, os carros-chefe das vendas foram os cachorrinhos de pelúcia e os balões de led, seguidos pelos lançadores de bolhas de sabão.
O vendedor ambulante Zaeli Lopes Ferreira, 49 anos, também celebrou os resultados do Natal de Luzes. Mesmo com a pandemia, ele afirma que suas vendas foram melhores do que as do ano anterior, quando ficou no centro de Foz.
“Foi bem melhor do que dos outros anos, porque a decoração ficou mais concentrada e o público também, mesmo com distanciamento”, afirmou. “Vendi um tanto, mas não contei quantas peças. Sem o Natal de Luzes acho que não teria o mesmo rendimento, porque tem que haver um ponto de encontro para as pessoas e isso foi possível aqui”.
Encanto com segurança
O Natal de Luzes também foi uma forma de incentivar o turismo, dentro dos esforços da campanha “Vem pra Foz”, desenvolvida pela usina e parceiros, dentro do Codefoz.
Desenvolvido com base numa proposta de unir inovação, encantamento, agradecimento e manutenção de empregos, por decisão do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o briefing do Natal foi feito pela Comunicação Social da Itaipu.
A iniciativa incluiu a projeção mapeada na fachada da catedral (por meio da técnica de video mapping, exibida até o dia 23 de dezembro) e o circuito de decoração drive-thru, atendendo as recomendações de distanciamento social em função da pandemia da covid-19. Mais de 12,8 mil veículos passaram pelo local.
Para Silva e Luna, a adesão das pessoas comprova o sucesso da iniciativa. “Com inovação e responsabilidade, é possível encontrar uma solução satisfatória para os problemas da cidade e beneficiar toda a nossa gente”, disse.
Assessoria