Secretária de Indústria e Comércio deve ser anexada à Secretaria de Agricultura, diz Bobato

Nilton Bobato falou em entrevista à Rádio Cultura sobre reorganização administrativa da prefeitura, propostas para reduzir gastos, construção do prédio para prefeitura, digitalização de documentos, Fozprev, concursos, entre outros.

O Secretário de Administração do município, Nilton Bobato, foi entrevistado pela Rádio Cultura nesta terça-feira, 04. Ele destacou vários assuntos como a reorganização administrativa da prefeitura, propostas para reduzir gastos, construção do prédio para prefeitura, digitalização de documentos, Fozprev, concursos, entre outros.

Secretaria de Indústria e Comércio

Nilton Bobato informou que a Secretaria de Indústria e Comércio, que na última gestão esteve anexada à Secretaria de Turismo, será incorporada à Secretaria de Agricultura. Projetos Estratégicos será mantido com a Secretaria de Turismo.

“Há algumas reclamações de alguns setores que entendem que a Indústria e Comércio acabou ficando em segundo plano em relação ao Turismo. Então é preciso readequar em alguma situação que ela tenha mais protagonismo” explicou.

“A Agricultura é uma atividade econômica, e a partir do momento que unirmos  com Indústria, Comércio e Serviços, estaremos trabalhando todas as atividades econômicas do munícipio em um único lugar, em uma única pasta, como um processo de desenvolvimento municipal” argumentou.

Economia

Para gerar economia, Bobato salientou que a administração municipal está estudando a possibilidade de cortar gratificações. “Vamos ter que tomar algumas atitudes mais duras, inicialmente, na questão de redução de alguns custos” disse.

O objetivo é adequar a folha salarial ao limite prudencial, que estabelece que o gasto com pessoal deve ser menor do que 50% da arrecadação do município.

“A questão de gratificação, algumas situações podem ser revistas, o prefeito pediu para fazermos um reestudo dos encargos especiais e isto está sendo feito” informou. “Tudo está sendo analisado e estudado e deve ser anunciado nos próximos dias” pontuou.

Digitalização de documentos

Nilton Bobato informou também que a Secretaria de Administração vai iniciar um projeto de digitalização de documentos, que também irá gerar economia. Segundo ele, o protocolo de papel gera um gasto de cerca de 3,8 milhões de reais por ano.

“Uma das prioridades é trabalhar muito forte na redução de papeis e trânsito de papel. Hoje por exemplo, qualquer protocolo de papel gera gasto de transporte, veículo para levar, funcionário para levar, então já estamos em um processo de conversa com a TI (Tecnologia da Informação) para acabar com o protocolo de papel, para que tudo seja digital” destacou.

Fozprev

O Secretário informou que a discussão para reforma da previdência do município seguirá sendo discutida e deve ser finalizada até abril. “Ainda estamos negociando, mas precisamos resolver até abril, a solução do município permanece sendo a junção das massas para gerar um equilíbrio rápido e urgente sem prejudicar o servidor. Garantido principalmente ao aposentado do fundo financeiro para que ele não seja prejudicado” disse.

Centro Cívico

Nilton Bobato também falou durante a entrevista que um projeto está em andamento para a construção de um prédio para abrigar a prefeitura de Foz. De acordo com ele, o prédio deve ser construído na Vila A.

Concursos

Bobato informou que 98 professores aprovados no últimos concurso serão convocados para assumir as vagas. Devido a pandemia, só poderão ser substituídos os professores aposentados ou que tenham falecido. Por outro lado, Bobato informou também que a prefeitura planeja realizar um concurso público para a Guarda Municipal ainda este ano.

 

Sair da versão mobile