Na última semana o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, (Marito) informou que conversou com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, sobre a possibilidade de construir uma ponte que ligue o Paraguai e Argentina na região da tríplice fronteira. O objetivo é ligar Puerto Iguazú, na Argentina, a Presidente Franco, no Paraguai.
Atualmente a ligação na região é apenas por Foz do Iguaçu, pela Ponte Tancredo Neves, entre Argentina e Brasil, e Ponte da Amizade, entre Foz e Ciudad del Este, no Paraguai. Uma segunda ponte entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, no Paraguai, está sendo construída. A Ponte da Integração já atingiu 50% das obras e deve ser concluída em 2022.
Marito comentou sobre o assunto enquanto participava da cerimônia que marcou o início das operações de duas turbinas na Usina de Yaciretá. “Após 50 anos estamos construindo duas pontes entre o Paraguai e o Brasil (Ponte da Integração e uma na fronteira com o Mato Grosso do Sul). Vou dizer ao presidente Fernández que a integração entre Paraguai e Argentina não pode ficar atrás da integração entre Paraguai e Brasil” salientou.
Diante disso, a Rádio Iguazú, de Puerto Iguazú, informou nesta terça, 29, que já há um projeto sendo finalizado para a construção da ligação entre Argentina e Paraguai na tríplice fronteira. De acordo com o engenheiro Miguel Vega, o projeto será apresentado às autoridades em breve.
Segundo ele, o projeto já havia sido discutido a cerca de 20 anos com uma comissão mista entre paraguaios e argentinos. Porém, como atualmente Puerto Iguazú e Presidente Franco cresceram durante o período, foi necessário reformular o projeto, levando a ligação mais ao sul.
O projeto vem sendo discutido com a Comissão Diretiva do Conselho Profissional. “Tecnicamente está sendo analisado o projeto, há propostas distintas e conversas de uma nova localização. A minha ideia é poder colocar novamente a proposta para quem tem poder de decisão” salientou o engenheiro.
A ligação entre Argentina e Paraguai na tríplice fronteira ganha força com o projeto de construção da Rota Bioceânica, que vai ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico. A rodovia passa pelo estado do Paraná, no Brasil, chega ao Mato Grosso do Sul, corta o Chaco paraguaio e chega ao Chile. Também estão sendo desenvolvidos projetos para construção de uma ferrovia entre os dois pontos.
“A Rota Bioceânica vai permitir que o Paraguai se converta em um aliado estratégico não só para nossos países vizinhos, senão para toda a região. A Rota Bioceânica será a maior rodovia da América do Sul, grande parte passando pelo Chaco Paraguaio, para que um país sem acesso ao mar se converta em uma conexão entre o Oceano Atlântico com o Pacífico e desenvolver a logística para que a região se torne mais competitiva” comemorou Marito.
Vega ressaltou a importância de uma ponte entre Puerto Iguazú e Presidente Franco nesse sentido. “É importantíssimo que Puerto Iguazú não fique fora de uma vinculação física com o Paraguai, levando em conta que o corredor bioceânico vai passar a cerca de 300, 400 metros do Marco das Três Fronteiras (Ponte da Integração) e nós estamos novamente olhando para esse corredor” justificou.
O engenheiro acredita que a melhor localização da ponte seria próximo ao Porto Península, no lado argentino, e em Presidente Franco, ficaria ao sul do Parque Moisés Bertoni, ligando a Rua Monday, que conecta a rede viária da cidade paraguaia. “Essa é a ideia, mas ainda tem muitos pontos a serem resolvidos” disse o engenheiro.
Fonte: Rádio Iguazú