A presidente da Associação Paraguaia de Enfermagem, Mirna Gallardo, lamentou nesta sexta-feira (18) que profissionais de saúde continuem morrendo em decorrência da Covid-19, contraída no local de trabalho. Atualmente 250 profissionais de enfermagem estão cumprindo isolamento, além de quatro internados em unidades de terapia intensiva e três em alas de observação.
‘Nos preocupa ver os números em outros países e como está aumentando no nosso’, disse a Mirna, ressaltando que a população precisa continuar tomando os cuidados sanitários, como lavar as mãos com frequência, usar máscara e manter o distanciamento social.
Para a enfermeira, quando a população se cuida, protege os profissionais da saúde que estão na linha de frente da batalha contra a pandemia.
‘A quantidade de pacientes na ala geral e de terapia intensiva não dão descanso aos profissionais. Saímos de uma epidemia de dengue e entramos na pandemia de Covid-19. Dói ver nossos colegas partir por culpa do vírus. temos 250 enfermeiras em isolamento e um grupo importante com comorbidades’, lamentou Mirna.
O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde do Paraguai informou que até a quinta-feira (18) o país registrou 2.032 mortes por Covid-19, com 97.028 contaminados. Destes, 69.351 estão recuperados.