Trabalhadores confirmam greve do Transporte Coletivo nesta terça, 15

Paralisação acontece às 8h da manhã e trabalhadores não garantem funcionamento nos horários de pico ao meio dia e fim da tarde.

Foto: Eli Silva/Rádio Cultura - Arquivo

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Foz (Sitrofi) confirmou a paralisação do Transporte Coletivo, marcada para esta terça-feira, 15. Os trabalhadores irão paralisar os serviços às 8h da manhã, no Terminal de Transporte Urbano (TTU).

Segundo o presidente do Sindicato, Dilto Vitorassi, não há garantias de que os trabalhadores retomem as atividades nos horários de pico. “Uma assembleia será realizada para decidir se os ônibus retornam a circulação entre 11h e 13h e no fim da tarde. A situação é tão difícil que os funcionários querem radicalizar” informou Vitorassi.

De acordo com ele, os trabalhadores estão cobrando salários atrasados, vale alimentação, 13* e a volta dos cobradores nas linhas mais movimentadas. Vitorassi criticou a intervenção do Transporte Coletivo realizada pela prefeitura. “Essa intervenção foi feita para atender os empresários” disse.

Nota da prefeitura

Nesta segunda, 14, a prefeitura encaminhou uma nota a imprensa. Confira:

*NOTA – GREVE DO TRANSPORTE COLETIVO*

Tendo em vista o anúncio de paralisação do transporte coletivo pelo sindicato da categoria, previsto para esta terça-feira (15), o Governo Municipal de Foz do Iguaçu informa que desde o início da intervenção, no dia 2 de dezembro, o município já colocou em circulação 5 novos ônibus, contratou 7 novos motoristas e ampliou 15 horários de linhas.

O acompanhamento das linhas, com relação à ocupação dos ônibus, também é feito diariamente, a fim de ajustar a quantidade de veículos conforme a demanda de cada região.

Além de melhorar a qualidade do transporte para os usuários, o município está garantindo o pagamento dos salários dos trabalhadores e já colocou em dia 100% do vale alimentação deste mês para a empresa Cidade Verde e 70% para os trabalhadores da empresa Transbalan, com o compromisso de garantir os demais 30% até sexta-feira, 18 de dezembro.

O Governo Municipal enviará hoje à tarde para a Câmara de Vereadores um projeto de lei para aprovação de um crédito que irá custear o déficit do sistema no período da intervenção, incluindo o 13º salário dos trabalhadores. O prefeito Chico Brasileiro também assegurou que cinco novos ônibus serão colocados em circulação nos próximos dias.

A intervenção foi decretada por até 180 dias devido ao descumprimento do Consórcio Sorriso de suas obrigações tributárias, previdenciárias, trabalhistas, além da deficiência na qualidade da prestação do serviço.

 

Sair da versão mobile