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Dezembro é tradicionalmente o mês de maior movimento no comércio, com compristas em busca de presentes de Natal. Além disso, este ano a pandemia do novo coronavírus fez com que as compras pela internet ganhassem força. Mas é preciso tomar cuidado, alerta a Proteção de Defesa do Consumidor (Procon) de Foz do Iguaçu.
Para evitar preços abusivos, o consumidor deve fazer uma pesquisa e acompanhamento dos preços dos produtos, garantindo que o valor não está maior que nos meses anteriores.
Nas loja físicas, a orientação é fazer o teste do produto, conferindo a mercadoria no momento da entrega. “O fornecedor tem um prazo de 30 dias para o reparo da mercadoria, se isso não for feito o consumidor pode procurar o Procon”, disse Claudinéia Pilacekos, chefe do Procon em Foz.
O fornecedor só tem a obrigação de trocar uma mercadoria se ela tiver um “vício”, um defeito que impeça o consumidor de usar aquele produto.
“No momento que você compra um calçado, um a roupa, você já tem que acertar com o fornecedor: ‘Eu posso trocar esse produto caso não sirva?'”, aconselhou.
Pela internet, o consumidor tem até 7 dias para cancelar a compra sem nenhum prejuízo. Claudinéia reforça o cuidado para não cair em golpes de final de ano. “Compras realizadas por redes sociais há um grande chance de ser vítima de golpe, principalmente quando a compra é por boleto bancário”, salientou.
O Procon de Foz do Iguaçu atende pelo telefone 2105-8700.