O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (11) as obras de ampliação da Penitenciária de Foz do Iguaçu I, na região Oeste. O novo espaço da unidade do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) é destinado a homens e a conclusão da obra abre 501 novas vagas.
Com investimento total de R$11,7 milhões, a obra foi feita com verba do governo federal (80%) e do Governo Estadual, graças a uma parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Com a reforma, a unidade passa a oferecer espaços mais seguros para os agentes penitenciários, com acessos mecanizados. Além disso foram feitas três novas galerias, todas com pátio para o banho de sol dos presos. A ampliação vai permitir um grande apoio às carceragens das delegacias da região, composta pelos municípios de São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Santa Helena, Ubiratã, Assis Chateaubriand, Palotina, Formosa do Oeste e Nova Aurora do Iguaçu.
O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirmou que a entrega da obra faz parte do planejamento estratégico para aperfeiçoar o tratamento penal no Paraná, além de garantir melhores condições de trabalho aos servidores e de proporcionar a desocupação de carceragens das delegacias.
“Inaugurações como essa são fluxos criados para melhorar a gestão penitenciária e dar um ânimo de trabalho aos nossos servidores. Para a Secretaria da Segurança, a ampliação da unidade de Foz do Iguaçu é muito importante para desafogar as carceragens das delegacias da região”, afirmou.
“Um dos principais focos da nossa gestão é que a Polícia Civil de todo o Estado faça seu trabalho de investigação e não precise mais cuidar de presos, por isso estamos investindo no Depen. Todas as instituições da segurança e a sociedade se beneficiam disso”, declarou o secretário.
RECONHECIMENTO
O vice-diretor do Depen, Luiz Francisco da Silveira, também destacou a importância da reforma para aos servidores do Depen que atuam na unidade, e também para os policiais civis da região. “Para nós, agentes penitenciários, é uma honra participar deste momento. É um reconhecimento ao trabalho dos profissionais do Depen e dos policiais civis”.
O Coordenador Regional de Foz do Iguaçu, Marcos Marques, explicou que atualmente há 300 presos em delegacias da região. “A ampliação dessa penitenciária é um apoio extraordinário para a Regional. Além de tudo, é uma unidade mecanizada para garantir a segurança dos agentes penitenciários”, disse ele.
POLÍCIA CIVIL
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Silvio Jacob Rockembach, que participou da solenidade de inauguração, a ampliação da unidade do Depen impacta positivamente os trabalhos da PCPR.
“Com relação aos benefícios, essa talvez seja umas das ações mais importantes, quando penso em resultados na Polícia Civil. A importância para nós dessa parceria é o planejamento integrado entre as forças”, disse ele.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na inauguração a diretora da Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu, Claudia Grignet; o diretor da Cadeia Pública Laudemir Neves, Anderson Barreto; o diretor da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II, Marcos Guerra; o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Kamakawa; e o diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Sivanei Almeida Gomes.
Representando o prefeito de Foz do Iguaçu, esteve presente o Secretário Municipal de Governo, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke, e o vice-prefeito eleito de Foz do Iguaçu, Delegado Francisco Sampaio, representando a 6ª Subdivisão da Polícia Civil.
Fonte: AEN