Quase duas semanas após a morte de Diego Armando Maradona, um projeto de lei para homenagear o ídolo vem ganhando força na Argentina. A senadora Norma Durango, do Partido Frente de Todos, apresentou a proposta de imprimir cédulas de pesos e selos postais com a imagem do jogador.
O projeto parlamentar propõe imprimir 50% das notas de mil pesos em 2021, em homenagem ao maior jogador de futebol da história argentina. Maradona morreu no último dia 25 de novembro, vítima de uma parada cardiorrespiratória, aos 60 anos.
Inicialmente a proposta era imprimir notas de 10 pesos, mas devido a desvalorização da moeda argentina, inflação e contenção de despesas, a impressão deve acontecer nas já existentes notas de mil pesos, previstas para o próximo ano.
A ideia é que na frente da cédula esteja impresso o rosto de Maradona e no verso, o segundo gol contra a Inglaterra durante a Copa do Mundo no México, em 22 de junho de 1986.
Nos selos, a proposta é uma coleção dentro do “Plano de Emissões de Selos Postais do ano de 2021”, em comemoração a Diego Armando Maradona, trazendo sua carreira esportiva nos clubes onde atuou, assim como nas Copas do Mundo que participou como jogador e como diretor técnico da seleção Argentina.
A proposta quem tem apoio de grande parte dos parlamentares, tem gerado discussão nas redes sociais, inclusive com uma petição no site change.org para gerar adesões.