O governador da província de Misiones, na Argentina, Oscar Herrera, desistiu do protocolo que estava sendo estudado para reabrir a fronteira entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu. A desistência partiu da alta de casos de Covid-19 registrada, tanto em Foz, quanto no Paraguai. Uma resolução nacional do governo da Argentina permite que os governadores das províncias estabeleçam protocolos locais de reabertura de fronteira e a medida vinha sendo estudada pelo Governador de Misiones.
O governador ratificou que vai manter o protocolo atual, que permite tráfego apenas para casos especiais, vigente desde março deste ano. “O Brasil está com restrições de atividades noturnas nas cidades limítrofes a Misiones” salientou Herrera.
O governador destacou também que Misiones também vive uma alta de casos. “Ainda são estáveis e permitem controlar a pandemia com um sistema sanitário que pode responder bem” ponderou. Porém, argumenta que é necessário manter os cuidados. “Estamos a pouco tempo, de acordo com informações oficiais, de aplicar a vacina contra a Covid-19, mesmo que não seja a solução para isso, é uma ferramenta com a qual vamos contar e dar maior segurança sanitária para nossa população” pontuou.
“Nós devemos desenvolver políticas públicas que gerem certezas até onde estamos vendo. Não podemos de um dia para o outro gerar uma abertura de todos os níveis, em questões internacionais, e que os lugares estão muito complexos, e estão tendo uma segunda onda, estão tendo um rebote que pode impactar em Misiones” concluiu.
Fonte: El Território