Desde abril de 2019 a prefeitura de Foz do Iguaçu disponibiliza caçambas nos bairros para o recolhimento de resíduos inertes, como material da Construção Civil, podas de árvores, entre outros. De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, durante o período, já foram recolhidos 386 toneladas de resíduos.
São 30 caçambas que foram adquiridas pela Secretaria de Obras e funcionam de força rotativa na cidade. Também é disponibilizado um caminhão, um motorista e uma equipe adicional, para fazer o recolhimento na cidade. “É feito o contato com o líder comunitário no local, que assina um termo de responsabilidade para não colocar nenhum tipo de resíduo que não seja inerte, e ajuda a comunidade a dispor o material” explicou Meira.
Segundo a Secretária, a região que mais descartou resíduos até o momento foi a região do Porto Meira. “A região onde mais nós atendemos foi a região sul e oeste da cidade, não só na comunidade do Bubas, Morenitas, mas como toda a região” salientou.
As caçambas são exclusivas para atendimento de comunidades vulneráveis. Angela Meira orienta que nos bairros que não se enquadram nestas condições podem se organizar em grupos para fazer a locação da caçamba. “Quando as pessoas tem condições, podem se juntar na rua e alugar uma caçamba que fique disponível a todos” salienta.
O QUE PODE E O QUE NÃO PODE DESCARTAR
É EXPRESSAMENTE PROIBIDO DESCARTAR: Materiais perigosos, lâmpadas, baterias, telhas ou caixas d’água de amianto.
SÃO PERMITIDOS: Resíduos que a coleta domiciliar (da Vital) ou a seletiva (recicláveis) NÃO RECOLHEM.
ENTULHOS – (restos de construção civil, de obras)
MADEIRA – (restos de obras, ou de moveis)
INSERVÍVEIS – (colchão)
PODA/GALHOS – deverão ficar ao lado de uma das caçambas e não dentro delas.
Não é permitido depositar materiais fora das caçambas, com exceção dos galhos;
As caçambas têm por objetivo atender as pessoas que tenham pouco resíduo em seus quintais e não tenham condições de locar uma caçamba;