A província de Misiones, na Argentina, está elaborando um protocolo para reabrir a fronteira entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu. Uma normativa do Governo Central do país permite que governadores possam solicitar exceções a proibição de ingressos pelas fronteiras “a fim de desenvolvimento de atividades que se encontram autorizadas”.
A reabertura da fronteira seria exclusiva entre Foz e Puerto Iguazú, com o objetivo de retomada econômica da região. Para cada atividade, serão mantidos os protocolos sanitários atuais para prevenir o contágio da Covid-19.
Conforme o que determina a normativa do Governo Federal argentino, que ampliou a extensão do período de distanciamento no país até 20 de dezembro, em Misiones se estabelece que estão permitidos eventos culturais, sociais, recreativos, religiosos ou familiares e atividades no geral de até 20 pessoas em lugares fechados.
A normativa também ampliou o fechamento de fronteiras, mas autoriza aos governadores solicitar exceções, desde que seja apresentado um protocolo de segurança sanitária. A província deverá exigir exame negativo de Covid-19 para a entrada no país.
Na última semana o Ministro de Saúde da província (o que corresponde ao Secretário de Saúde, no Paraná) aprovou o protocolo para a reabertura total das atividades nas Cataratas do Iguaçu, no lado argentino, com limite de até 4 mil pessoas por dia.
Fonte: Rádio Iguazú