A Defesa Civil realizou uma série de fiscalizações neste fim de semana em Foz do Iguaçu para cobrar que as medidas sanitárias de contenção à Covid-19. Segundo informações da prefeitura, as ações contaram com o uso de drones, o que possibilita verificar a realização de festas clandestinas.
No sábado (28), as equipes se dividiram em quatro regiões da cidade, onde foram realizadas mais de 50 vistorias, orientações e em alguns casos, multas e interdições.
Segundo o coordenador da equipe de enfrentamento à Covid-19, André Guedes, duas festas familiares, uma com mais de 150 pessoas, foram interditadas pela Secretaria da Fazenda e outros 4 estabelecimentos comerciais foram fechados por falta do Termo de Responsabilidade Sanitária e descumprimento das medidas preventivas.
Guedes informou que as duas casas noturnas esvaziadas porque estavam com ocupação acima do permitido. Uma delas foi multada.
Aglomeração de pessoas e compartilhamento de narguiles foram algumas das irregularidades constatadas. Este trabalho deve continuar fortalecido nas próximas semanas, com apoio da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e órgãos de segurança.