Imagens circularam nas redes sociais mostrando uma festa sendo realizada em barcos, no Lago de Itaipu, na noite de sábado, 28. No local teve banda e aglomeração de pessoas, contrariando os Decretos municipais que proíbem esse tipo de festa em Foz do Iguaçu.
Em entrevista à Rádio Cultura, o Coordenador da equipe de enfrentamento à Covid-19, André Guedes, informou que após a prefeitura proibir a realização da “Noite do Hawai”, festa que acontece em um clube localizado às margens do Lago de Itaipu, a Defesa Civil foi até o local por volta das 20h para confirmar que não haveria o baile.
Ao chegar no clube, constatou que toda a estrutura estava sendo desmontada e a banda já havia guardado os equipamentos. Havia movimentação em barcos no Lago, porém os agentes de fiscalização foram informados que seria um encontro familiar. André Guedes disse que a Defesa Civil chegou a voltar por volta da meia noite ao Clube e mais uma vez constatou que o baile não estava sendo realizado.
Segundo André, a festa teria começado por volta das 2h da madrugada. “Como a prefeitura, a Defesa Civil, a equipe de fiscalização, não tem autonomia para atuar no lago, só a Polícia Federal e a Marinha, nós acompanhamos de longe a movimentação, naquele momento não havia começado a festa ainda, a informação que tínhamos que seria uma reunião familiar. Depois de sairmos do local acompanhamos os vídeos pelas redes sociais, isso por volta das 2h, 2h30 da madrugada” disse André.