Preço do mel alcança alta histórica na região Oeste do Paraná

Conforme dados divulgados pelo Governo do Estado, o Paraná desponta este ano como principal Estado exportador de mel.

O setor de apicultura na região Oeste do Paraná alcança recordes. É o melhor cenário vivido, segundo o presidente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária – Coofamel, Antônio Schneider. Desde segunda-feira, 23, o quilo do mel está em 13 reais, preço nunca praticado pela cooperativa antes. A estimativa é que a alta se mantenha até o início do próximo ano.

De acordo com o presidente, expectativas já foram superadas há algum tempo. A safra está sendo espetacular, com mel de ótima qualidade, com coloração, consistência e sabor que agradam ao consumidor.

Antônio Schneider avalia que, o dólar em alta, que atrai compradores externos, além de uma frustração de safra em outros estados favorecer o mercado paranaense.

Até janeiro o mercado deve continuar em alta, conforme o presidente e, a partir disso pode haver uma leve baixa, porém, a estimativa é que os preços continuem altos e com a exportação aquecida.

Conforme dados divulgados pelo Governo do Estado, o Paraná desponta este ano como principal Estado exportador de mel. No primeiro semestre deste ano, exportou 4.987 toneladas, um aumento de 57% sobre o volume exportado em igual período do ano passado, que somou 3.174 toneladas, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A expectativa é que a Coofamel movimento aproximadamente 200 toneladas de mel nesta safra. O presidente, Antônio Schneider, destaca o cenário positivo para apicultura na região Oeste do Paraná.

Assessoria

Sair da versão mobile