O avanço da Covid-19 em Foz do Iguaçu está preocupando a Associação Comercial e Empresarial de Foz (ACIFI). Em entrevista à Rádio Cultura, o presidente da instituição, Faisal Ismail, alertou os empresários da cidade que é necessário manter as orientações de segurança sanitária para prevenir a proliferação do vírus.
“Nós estamos em um momento bastante crítico na cidade e todos os empresários devem manter a prevenção, colocar álcool em gel, medir temperatura, manter distanciamento e tudo o que é necessário para que seja preservada a vida das pessoas” orientou.
Ele argumenta que as pessoas estão achando que a pandemia já acabou. “Pelo contrário, nós estamos em um momento muito crítico, com uma ocupação bem alta dos leitos de UTI no Hospital Municipal e no Hospital Costa Cavalcanti”.
Ismael salienta que é necessário que o poder público fiscalize e oriente para que a população siga as orientações de segurança. “É necessário relembrar as pessoas que estamos em uma pandemia, e lembrando que a Europa já teve (novo) lockdown e isso não está longe de acontecer aqui se não houver essa prevenção e esses cuidados por toda a população de Foz, não só pelo comércio” ponderou.
Sobre o termo de responsabilidade sanitária assinada pelos estabelecimentos comerciais, Faisal ressaltou que muitas vezes a população se recusa a seguir as orientações e esses estabelecimentos não tem poder para cobrar. “Muitas vezes as lojas ou farmácias, a escola particular, não tem o poder de fiscalização, isso compete ao poder público, e nós estamos em conjunto tentando fazer um realinhamento para que a cidade volte a seguir as medidas com bastante energia” concluiu.