É dada a largada. Começaram na segunda-feira (16) e prosseguem até 25 de novembro as inscrições para participar da “Gincana Todos Contra a Dengue”, em Foz do Iguaçu (PR). A adesão deve ser feita pelo formulário eletrônico disponível no endereço https://tinyurl.com/gincana-
O coordenador pela ação na Itaipu Binacional, coronel Aureo Ferreira, assessor especial do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, explica que essa mobilização é muito importante, porque se trata de uma ação educativa. Os casos da doença têm aumentado consideravelmente na cidade.
“Não podemos dar trégua ao mosquito. A dengue mata. Precisamos, juntos, sociedade e poder público, trabalharmos firmes nessa empreitada”. A premiação é um estímulo para que cada um faça a sua parte.
Desde agosto, quando começou o ano epidemiológico 2020/2021, já foram registrados 123 casos da doença em Foz; 6 deles são considerados graves. Todos são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Uma morte foi registrada.
Só no mês passado inteiro, foram 21 casos; em menos de 15 dias de novembro, já são 20. A tendência, é que com a volta da chuva, aumente a proliferação do mosquito. É preciso eliminar todo o lixo que possa acumular água em casa ou na rua.
Público-alvo
Voltada para associações de moradores e entidades sem fins lucrativos, a ação coletiva pretende reunir a população inteira nesta guerra contra o mosquito Aedes aegypti, por meio de iniciativas culturais e de educação. Três bairros vão receber, cada um, R$ 55 mil. A soma total é de R$ 165 mil.
O recurso deverá ser aplicado em algum projeto, desde que beneficie os moradores no tema do combate à dengue. Além da premiação, todos os bairros que aderirem à iniciativa receberão Certificado de Participação e o selo de “Bairro Amigo da Saúde”.
A iniciativa, encabeçada pelo Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, tem o apoio da Prefeitura, Centro de Controle de Zoonoses, Centro de Medicina Tropical (Hospital Ministro Costa Cavalcanti), e Corpo de Bombeiros, entre outros.
A disputa termina em 17 de dezembro. A entrega da premiação e dos certificados será feita em sessão pública, em data e local a serem definidos.
Como funcionará
A gincana estimula iniciativas individuais e coletivas, que podem ser limpeza de casas e vias públicas, envio de vídeos educativos e organização de mutirões de limpeza, entre outras, desde que seja possível comprovar seus resultados por meio de registro audiovisual ou fotográfico.
São cinco categorias que podem render pontuação para o bairro participante: vistoria nas residências do bairro; envolvimento comunitário; ações individuais e coletivas; limpeza de vias públicas; e produção de vídeo.
Participação
Para participar, a associação ou entidade deve se inscrever no Cadastro de Fornecedores de Itaipu, na modalidade Cadastro Simplificado. Toda inscrição deverá ser acompanhada de Declaração de Cessão de Direitos Autorais e Uso e Veiculação de Imagem, de acordo com os modelos fornecidos pela Comissão Organizadora da Gincana Todos Contra a Dengue.
As vistorias residenciais serão feitas pelas equipes de agentes de endemias do CCZ mediante sorteio prévio. Cada residência que atender aos protocolos habituais adotados pela Vigilância Sanitária receberá um selo verde e renderá 50 pontos para o seu bairro.
As demais ações, incluindo sensibilização, disseminação de informações e orientação à população, coleta de materiais, limpeza de terrenos e vias, limpeza de quintais, extermínio de focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti, assim como mutirões de limpeza e coleta de resíduos, deverão ser comprovadas por fotos ou vídeos para que o bairro receba a pontuação correspondente.
O envio deve ser feito para a comissão organizadora, por meio do WhatsApp da “Linha contra a Dengue”, pelo número (45) 98815 0673.
Resultado em dezembro
Tanto as visitas como o recebimento dos registros vão acontecer de 26 de novembro a 10 de dezembro. Uma comissão formada por Itaipu e parceiros acompanhará a execução da gincana e avaliará as ações enviadas e validará a pontuação final.
Assessoria