A MetSul Meteorologia alerta que o risco de temporais isolados prossegue nesta segunda-feira nos três estados do Sul do Brasil. A instabilidade aumenta na Região Sul principalmente da tarde para a noite de hoje com probabilidade de ocorrências isoladas de chuva forte com raios, rajadas de vento e queda de granizo.
O risco maior de tempo severo isolado hoje é no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul e no Centro-Leste de Santa Catarina e do Paraná. Os mapas abaixo mostram a projeção de refletividade para a segunda metade do dia de hoje em que são observados valores altos nestas regiões, sugestivos de temporais localizados e de queda de granizo.
A atmosfera quente e úmida com a aproximação de uma frente fria pelo Sul deve formar novas fortes áreas de instabilidade na segunda metade desta segunda-feira, mas a chuva nos três estados do Sul será muito mal distribuída e diversos municípios sequer devem ter precipitação
Imagem registrada agora no aeroporto de Londrina, no norte do Paraná @metsul pic.twitter.com/CuvtxE7B6G
— Plantão 190 (@plantao190) November 15, 2020
Ontem, fortes áreas de instabilidade provocaram temporais isolados no Paraná. Já em Santa Catarina, forte temporal com chuva intensa e abundante queda de granizo cobriu de gelo a cidade catarinense de Joaçaba, no Meio-Oeste do Estado. A tempestade ocorreu no final da manhã e veio ainda com fortes rajadas de vento que derrubaram árvores na localidade de Santa Catarina.
Simepar
O Simepar destaca que no estado a semana começa com tempo instável, com disponibilidade de umidade e calor na atmosfera, segue portanto com previsão de pancadas de chuvas no estado. Do período da tarde para a noite ganham força algumas áreas de instabilidade na região do estado.
Ainda segundo o Simepar, uma frente fria no mar não muito intensa favorece na altura do estado, condições de instabilidade um pouco mais acentuadas. Com isto são esperadas chuvas a qualquer hora do dia, e alguns temporais nas regiões do Paraná. O tempo fica um pouco abafado mas as temperaturas a tarde podem se elevar mais lentamente, por conta de nebulosidade e chuva em alguns setores.
Fonte: MetSul e Simpar