A Black Friday 2020 poderá ser uma das melhores na história para as vendas online. De acordo com dados do Ebit, todas as datas comemorativas deste ano registraram aumentos no e-commerce em relação aos anos anteriores, reflexo da pandemia do coronavírus. Em novembro, a tendência deve se repetir na Black Friday, o que oportuniza aos comerciantes se adaptarem para retomar as vendas.
Para a consultora do Sebrae/PR, Franciele Dulla, empreendedores que ainda não tem uma presença digital ou que querem ampliar a sua capilaridade, podem aproveitar o Guia de Marketplaces para encontrar uma plataforma e oferecer seus produtos ou serviços.
Além disso, ela considera como essencial que o empreendedor considere pontos básicos em seu planejamento como a gestão de estoque, as localidades que pretende atender, as taxas e o tempo de entrega antes de iniciar as vendas.
“O primeiro passo para qualquer ação é o planejamento, pois melhor que a venda é a fidelização desses clientes. Trabalhar com os clientes fiéis, divulgando a ação que pretende de forma prévia pelo WhatsApp ou e-mail pode gerar ainda mais engajamento e encantar também aqueles que já são clientes. Isso fará com que eles se sintam especiais e exclusivos”, indica.
De acordo com a consultora, o empreendedor precisa ser criativo e buscar formas de encantar o cliente, gerando uma experiência única. O foco na boa experiência do consumidor fará com que essas pessoas indiquem o comércio ou produto para novos clientes. Outros itens importantes também devem ser levados em consideração e despontam como diferenciais no mercado, como o fator social alinhado ao comercial.
“Dependendo do nicho, o empreendedor pode aproveitar para fazer campanhas solidárias. Essa é uma tendência, porque muitos consumidores escolhem as empresas justamente por se engajarem em causas sociais. Se o empreendedor vende roupas, por exemplo, pode associar um desconto maior se o cliente trouxer uma outra peça de roupa para doar”, aponta Franciele.
Para apoiar os pequenos negócios na Black Friday 2020, o Sebrae lançou uma página dedicada ao tema. Neste espaço é possível encontrar vídeos, e-books, cartilhas e cursos com diversos conteúdos que oferecem dicas e orientações para aproveitar melhor o potencial dessa data promocional.
Confira dez dicas práticas para a Black Friday:
Faça um planejamento
O primeiro passo é fazer um planejamento cuidadoso de como será a sua participação na Black Friday. Verifique em quais plataformas de vendas (site, redes sociais, marketplace) a sua empresa vai atuar e prepare uma campanha de divulgação. É importante que o seu cliente saiba, com antecedência, as promoções que a empresa vai oferecer. É fundamental também prever, nesse planejamento, quais produtos e serviços serão ofertados e com quais descontos a empresa vai atuar. O estoque também é outro item que não pode deixar de ser verificado. Além de vender, é fundamental entregar dentro do prazo combinado.
Seja verdadeiro e transparente
Faça um portifólio honesto para a Black Friday. Os clientes já estão se preparando para essa data. Muitos já estão pesquisando preços e vão verificar se os produtos realmente estarão com desconto. Por isso, não coloque em risco a imagem do seu negócio oferecendo “Black Fraudes”. Deixe bem claro para o cliente qual o ganho real dele na promoção.
Use todo mês de novembro
Prepare ações comerciais, promoções e publicidade para todo mês de novembro. Trabalhe com descontos semanais, convidando o consumidor para o grande dia, mas não perca a chance de aumentar as vendas durante os 30 dias.
Busque parcerias
Busque outros micros e pequenos negócios para fazer combos e parcerias de serviços com preços atrativos. Dessa forma, dá para manter uma margem de lucro razoável e trazer alto valor agregado ao produto inédito. Um exemplo: se você tem uma hamburgueria, faça parceria com uma cervejaria artesanal ou se é lojista de roupas femininas busque fazer uma colaboração com um salão de beleza.
Invista todos os esforços em comunicação
Estar com preços promocionais não adianta se as pessoas não souberem disso. Por isso, planeje com antecedência, invista em todas as plataformas online que você tem à disposição. Site, campanhas em marketplaces, posts diários em todas as redes sociais, sorteios e impulsionamentos também são válidos se você tiver caixa.
Foque nos seus pontos fortes
Em lugar de colocar todos os produtos e serviços da empresa em promoção, mas com descontos irrisórios, prefira focar nos seus pontos fortes e oferecer promoções que realmente façam a diferença.
Negocie com seu fornecedor
Só pode vender bem, quem compra bem. Por isso, negocie melhores condições com seu fornecedor para esse período. Assim você conseguirá oferecer uma melhor margem de desconto, se diferenciando da concorrência.
Lembre do seu cliente habitual
é mais fácil e barato manter o seu cliente mobilizado, do que buscar novos consumidores no mercado. Nessa Black Friday, entre em contato antecipadamente com os seus clientes e mantenha-os informados das promoções que você vai lançar.
Prepare sua estrutura
é imprescindível que as empresas estejam preparadas para o aumento do volume de internautas navegando em suas plataformas. A experiência da compra precisa ser feita com segurança e sem estresse. Não há nada que irrite mais um cliente do que páginas que não concluem as operações e travam insistentemente, impossibilitando a compra.
Brindes e combos
aproveite a Black Friday para aliviar o estoque de produtos que podem estar acumulados há algum tempo. Você pode oferecer brindes ou combos de produtos, em vendas associadas.
Assessoria