A Rádio Cultura ouviu nesta quinta-feira, 29, o candidato a prefeito de Foz do Iguaçu, Ranieri Marchioro. O candidato propõe mais campanhas para atrair turistas a cidade. Além disso, o candidato propõe lei para garantir que turistas utilizem os serviços locais como de transporte e guia. Ranieri também afirma que o poder público dê mais liberdade ao setor privado para incentivar a geração de empregos.
“Quando o turismo for retomado, nós precisamos mudar as regras que regulamentam o mercado do turismo da cidade. O mercado do turismo é nosso, não podemos permitir que outras pessoas venham de fora pra cá explorar nosso mercado. Exemplo: hoje um ônibus de turista vem de fora, traz o seu guia, faz o seu passeio e vai embora. Na nossa gestão isso vai modificar. Eu quero o turista, eu quero o ônibus que o traga para cá, mas esse ônibus vai ficar no estacionamento, e os passeios ocorrerão utilizando a frota local com um guia local” disse o candidato. Segundo Ranieri, a lei já existe em outras cidades.
De acordo com Ranieri, para atrair turistas, a cidade precisa oferecer segurança e ele defende também investimento público para divulgação do turismo. Para o candidato com a pandemia impedindo que turistas internacionais venham para Foz, será necessário incentivar o turismo interno.
“A cidade precisa oferecer uma condição de segurança razoável para que o turista se sinta seguro para viajar, e adotando essas medidas, nós temos que pensar em promoções, a rede hoteleira precisa pensar em promoções e o poder público precisa contribuir nesse sentido” argumentou.
Entrevista completa: