Uma série de vídeos divulgados no Paraguai mostram um suposto esquema de propina cobrado por funcionários da Aduana de Ciudad del Este, na cabeceira da Ponte Internacional da Amizade. As imagens, captadas por câmeras internas da própria aduana, foram divulgadas pelo Jornal Hoy.
Nos vídeos é possível ver um grupo de 5 ou 6 pessoas que cercam veículos que são inspecionados no depósito da Administração de Navegação e Portos. Inicialmente os fiscais verificam as mercadorias transportadas no porta-malas. Depois ele voltam e conversam com o condutor.
Neste momento, pelo que é possível visualizar pelas imagens, os fiscais recebem aparentemente uma soma em dinheiro, que guardam nos bolsos. A imagem flagra o momento de forma notória, destaca o Jornal Hoy. A situação se repete várias vezes no mesmo local, com os mesmos funcionários.
Após receber as denúncias, a Direção Nacional de Aduanas, através do seu Departamento de Assuntos Internos, decidiu iniciar uma investigação, que concluiu que pelo menos dois funcionários, identificados como Pedro Rolando Benítez e Cándido Salinas Vera, haviam recebido somas em dinheiro (propina) em troca de que mercadorias ingressem no território aduaneiro.
A princípio, as pessoas extorquidas estão levando mercadorias do Brasil para o Paraguai. O jornal ressalta que os demais funcionários flagrados nas imagens não são da Aduana, mas seriam secretários de diversas instituições como a Armada Nacional, Delitos Econômicos, Ministério da Agricultura, entre outras. A denúncia foi formalizada ante o Ministério Público. Os funcionários da Aduana vão responder a um processo administrativo.
Otro de los videos en los que se observa el aparente esquema de pedido de coimas en que opera en Aduanas de CDE. pic.twitter.com/pEWefJ6lnY
— Diario HOY Paraguay (@hoypy) October 20, 2020
Fonte: Diário Hoy