Em lembrança aos 150 anos do fim da Guerra da Tríplice Aliança – Guerra do Paraguai – o Centro Cultural Paraguaio-Americano (CCPA) em conjunto com o Comitê Paraguaio de Ciências Históricas (CPCH), promove a partir desta segunda-feira (19) um ciclo de conversas online livres e gratuitas, abordando diferentes pontos de vista do maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul.
O evento é aberto para historiadores, pesquisadores, professores e estudantes locais e estrangeiros.
A roda de conversa que começa às 19h de hoje, segue diariamente até sexta-feira (23), através da página facebook.com/CentroCulturalParaguayoAmericano e facebook.com/HistoriaParaguaya.
O programa abordará os diferentes olhares e aspectos do episódio que marcou o curso do futuro paraguaio, com a participação de pesquisadores de diferentes locais.
“O CCPA já há alguns anos vem oferecendo conversas sobre história. Damos um enfoque que possa enriquecer e informar o público sobre aspectos de fazem relação do Paraguai com os Estados Unidos. Para nós, é uma forma de contribuir ao conhecimento, a reflexão e a qualidade de vida dos cidadãos”, disse a coordenadora do Departamento Cultural do Centro Cultural Paraguaio-Americano.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (19) – 19h, Milda Rivarola abrirá o ciclo com expondo sobre El grabado europeo en la Guerra contra la Triple Alianza.
Terça-feira (20), 20h, Bridget María Chesterton, dos Estados Unidos, expõe o tema Aproximando do Brasil despois de 90 anos: La época de Stroessner.
Quarta-feira (21), 19h, María Victoria Baratta, da Argentina, sobre El paraguayismo en Argentina durante la Guerra de la Triple Alianza (1865-1870).
Quinta-feira (22), 19h, Ana Barreto Valinotti, do Paraguay, comentará sobre as comemorações da guerra em dois tempos: similitudes y distancias entre la dictadura y la democracia.
Sexta-feira (23), 19h, Thomas L. Whigham, dos Estados Unidos, fecha o ciclo com a disertação sobre os 30 anos nas trincheiras da Guerra Guasu: Unos pensamientos sobre fuentes primarias y secundarias de un veterano de su investigación.