A estiagem e altas temperaturas dos últimos dias estão causando uma série de incêndios em diversas regiões do Paraguai. O Corpo de Bombeiros Voluntários do Paraguai informa que são cerca de 500 registros diários, onde foram deslocados 5 mil bombeiros para o combate às chamas.
O capitão Rafael Valdez, do Corpo de Bombeiros, ressaltou que as equipes já estão esgotadas e começa a faltar materiais para o enfrentamento das chamas. De quinta-feira (1) até agora houve o maior número de incêndios ao mesmo tempo, sendo a região de Areguá a mais atingida.
Nesta sexta-feira o satélite da NASA constatou 5 mil incêndio. Porém, Valdez salientou que a precisão deste satélite constata qualquer foco de calor. “As vezes o satélite da NASA constata qualquer foco de calor, até um pequeno foco feito no campo. Por isso comparamos com outros satélites”, disse.
Em Minga Guazú, na região de Cidade do Leste, os bombeiros trabalharam em incêndio de 10 hectares em uma pastagem, que avançou para a reserva florestal da Universidade Nacional del Este. Bombeiros de outras regiões foram enviados ao local e dois precisaram ser hospitalizados.