O Jornal Paraguaio ABC Color informou na manhã desta terça-feira, 15, que o Ministro de Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, apresentou um protocolo para reabertura da Ponte Internacional da Amizade. O protocolo foi apresentado ao presidente Mario Abdo Benítez.
Protocolo
Segundo o ABC, a possibilidade de abertura seria exclusivas para fins comerciais e só poderiam passar pela Ponte residentes da região de fronteira. Em entrevista, o Ministro informou que não foi definida a data, mas o protocolo deve ser implantado a curto prazo.
Em linhas gerais, o protocolo prevê um cordão de isolamento em Ciudad del Este e os brasileiros que entrarem no país não poderão avançar para outras regiões, sendo restrita a circulação no microcentro. Além disso, não será autorizada a entrada de pessoas que tiveram exame positivo para Covid-19 nos últimos 14 dias. A permanência no país deve ser inferior a 24 horas.
Os paraguaios que vierem ao Brasil terão de cumprir isolamento em albergues da mesma forma que ocorre atualmente.
O Ministro concedeu entrevista nesta manhã à imprensa falando sobre a reabertura:
https://www.facebook.com/radioculturafozdoiguacu/videos/341645860523651
Veja a postagem do ABC Color no twitter:
URGENTE🔴| El ministro Julio Mazzoleni presentó a Mario Abdo Benítez un protocolo para poder habilitar una zona del Puente de la Amistad para el paso de quienes residen en frontera.
La posibilidad de apertura parcial es solo para fines comerciales. pic.twitter.com/KBRf4EwQtI
— ABC Digital (@ABCDigital) September 15, 2020