O PROCON de Foz do Iguaçu realizou nesta segunda-feira, 14, mais uma ação de fiscalização em mercados e supermercados com foco nos produtos da cesta básica. As equipes estão realizando o levantamento de preços em itens como arroz, feijão e óleo de cozinha.
Os Estabelecimentos visitados desde a semana passada estão recebendo notificações para esclarecimentos sobre a alta nos preços. Segundo a coordenadora do PROCON, Claudineia Pliacekos, os estabelecimentos terão de fornecer as notas fiscais para comprovar a necessidade do aumento de preços.
“No início da pandemia nós já fizemos uma fiscalização e já ficamos cientes de que o preço estava vindo caro do distribuidor e da indústria e o fornecedor local estava repassando para o consumidor final. Novamente acreditamos que seja isso que esteja acontecendo agora” disse ela.
Porém, mesmo assim, os estabelecimentos serão notificados. “vamos oficializar os mercados e supermercados para que eles nos forneçam toda a documentação necessária, e vamos encaminhar ao PROCON Brasil e estadual e em seguida vamos informar aos Governos estadual e Federal” explicou.
Ela acredita que não esteja ocorrendo abuso por parte dos fornecedores locais. Mas que estão seguindo a alta natural do mercado. Mas isso será confirmado com a documentação apresentada por meio dessa fiscalização.