O Governo Federal anunciou que as agências do Instituto Nacional do Seguro Social iniciam a partir desta segunda-feira, 14, a reabertura gradual no país. No entanto, em Foz do Iguaçu, a agência não vai aderir à reabertura. A informação foi confirmada pelo diretor de comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social (SINDPREVS) Sebastião José de Oliveira.
Segundo Oliveira, os trabalhadores concluíram que um retorno neste momento poderia colocar em risco os usuários do sistema, que em grande parte fazem parte do grupo de risco. “A pandemia não está estabilizada, temos um grande índice de mortalidade, em Foz já está atingindo quase 80 mortes confirmadas pela Covid-19, isso nos preocupa bastante” argumentou.
O serviço continuará sendo disponibilizado de forma remota. O usuário deve ligar no 135 e realizar o agendamento. “Não existe nenhum serviço parado agora, todos os serviços estão sendo realizados remotamente. Existe algumas senhas, porém, está ocorrendo um problema estrutural, porque quando falta documento, é necessário ser reencaminhado” informou. Outro problema destacado por Sebastião é em relação aos peritos. Segundo ele, os médicos estão se recusando a realizar as perícias, mesmo de forma remota.