As convenções municipais definiram duas candidaturas para prefeito. Paulo Mac Donald e Vilmar Andreola confirmaram as candidaturas para disputar a prefeitura de Foz. As convenções ficam abertas até o dia 16 de setembro. Até lá ainda é possível alterar as definições. O registro de candidatura está marcado para acontecer até o dia 26 de setembro.
O ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi confirmou a candidatura pelo PODEMOS. A convenção segue aberta até o dia 16. Para escolha do vice-prefeito, há entendimentos avançados com o PSDB, além de conversações com outros partidos como Progressistas, PL e PTB.
Além dele, o empresário e ex-vereador Vilmar Andreola também confirmou a candidatura pelo DEMOCRATAS. No entanto, em nota, o DEM ressalta que também está a disposição para compor chapa com o atual prefeito Chico Brasileiro na condição de vice.
Por outro lado, o vice-prefeito Nilton Bobato, que está no MDB, confirmou que vai compor chapa com o atual prefeito. De acordo com nota publicada por Bobato, o partido também aguarda a definição do PSD, partido de Brasileiro, mas já se colocou a disposição para compor a chapa como vice.
Confira as notas encaminhadas pelas assessorias:
Paulo Mac Donald
Paulo Mac Donald é candidato a prefeito de Foz do Iguaçu
Aclamado em convenção do Podemos, o ex-prefeito pede apoio da população para voltar a governar e recolocar a cidade como referência em gestão pública eficiente
Em clima de entusiasmo, o PODEMOS, um dos maiores partidos do Paraná, lançou o engenheiro e sociólogo Paulo Mac Donald Ghisi a prefeito de Foz do Iguaçu. A convenção municipal aconteceu na manhã deste sábado, 12 de setembro, reunindo também nomes que compõem a chapa completa para concorrer a vereador. Mac Donald é empresário da construção civil e tem larga experiência em gestão pública. Considerado como a maior liderança política da cidade, já exerceu dois mandatos de prefeito, promovendo grandes transformações em áreas como saúde, educação, segurança, habitação, desenvolvimento e urbanismo. Foi uma gestão que colocou a cidade como referência nacional em áreas como educação e saúde, vindo a assumir a vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos para assuntos da saúde.
A convenção segue aberta até o dia 16. Para escolha do vice-prefeito, há entendimentos avançados com o PSDB, além de conversações com outros partidos como Progressistas, PL e PTB. Além de integrantes do PSDB, PTB e Progressista, estiveram na convenção lideranças de outros partidos como Patriota e de uma ala do MDB. “Eu tenho a honra e o orgulho, como Presidente do PODEMOS de Foz do Iguaçu, de poder apresentar à população o nosso candidato Paulo Mac Donald. Pela sua integridade, sua história de trabalho e realização. Ele será o Prefeito de nossa cidade novamente!”, afirmou Ortêncio Castilha, presidente do partido na abertura da Convenção Municipal.
“Eu farei todos os meus esforços para consolidar a parceria do PSDB e estamos juntos nesta eleição que levará Paulo Mac Donald de novo à Prefeitura do nosso município. Tenho que parabenizar o Paulo pela sua luta, pela sua garra, determinação e paixão pela nossa cidade. Estaremos juntos neste grande capítulo da nossa história”, destacou Camilo Rorato, presidente do PSDB, em pronunciamento na convenção. O PODEMOS reúne na mesma legenda os três senadores do Paraná (Álvaro Dias, Oriovisto Guimarães Flavio Arns). O partidom tem a segunda maior bancada de senadores do país.
Paulo defende a união do Município com o Governo Federal, Estado e Itaipu
Durante a convenção, Paulo Mac Donald fez um pronunciamento pela união e aproximação do Município com as demais esferas de poder. Anunciou que se eleito vai trabalhar em conjunto, com aproximação e parcerias com o Governo Federal, Governo do Estado, Itaipu e os deputados federais da cidade Vermelho e Fernando Giacobo. Aclamado pela plenária como candidato a prefeito, Paulo agradeceu ao Presidente Bolsonaro, ao diretor de Itaipu, general Silva e Luna e ao Governador Ratinho Junior pelas obras estruturantes de grande impacto na região como a Segunda Ponte do Brasil com o Paraguai, a ampliação do aeroporto internacional, a duplicação da Rodovia das Cataratas (a ser licitada em breve) e o Contorno Leste. “Quero estar junto com o presidente Bolsonaro, o governador Ratinho e o General Silva e Luna para inaugurar essas obras num futuro breve”, declarou Mac Donald.
O ex-prefeito fez agradecimento especial aos senadores Álvaro Dias e Oriovisto Guimarães que o convidaram para ingressar no PODEMOS e saudou o senador Flavio Arns que mais recentemente passou a fazer parte da legenda. “São lideranças que sabem da importância do nosso propósito em Foz do Iguaçu, que é da eficiência no serviço público. Na educação e na saúde tornamos referência no país na época do nosso governo. Também vamos buscar na administração pública o que tiver de melhor em tecnologia para melhorar a qualidade e o atendimento aos iguaçuenses. Peço o apoio de todos porque essa cidade não se entrega, não se dobra. O povo de Foz do Iguaçu sabe da nossa capacidade e deposita a confiança de novamente colocarmos a cidade como referência em gestão e melhorias nos setores mais importantes para a nossa gente”, declarou Mac Donald.
Fonte: Assessoria de Imprensa PODEMOS/FOZ (Fotos: Roger Meireles)
Vilmar Andreola
Empresário do ramo hoteleiro, Vilmar Andreola mora em Foz do Iguaçu há 45 anos e tem participado ativamente da vida social, política e comunitária da cidade. Foi vereador por três vezes e chegou a presidência da Câmara. Sua esposa, Nanci Rafain Andreola, é vereadora e também já foi presidente do Legislativo e prefeita interina.
Vice
O empresário afirmou que quando ingressou no Democratas a primeira conversa foi no sentido de ser o candidato a vice de Chico Brasileiro. “Parece que estão surgindo outros nomes interessados na vice do atual prefeito. Se a proposta inicial não for concretizada, o partido deverá lançar candidatura própria”, acrescenta.
Casado com Nanci Rafagnin Andreola e pai de três filhas, o empresário reside desde 1977 em Foz do Iguaçu, onde construiu a história e também ajudou a pavimentar os rumos da cidade e do turismo iguaçuense.
Vilmar Andreola tem uma atuação de sucesso e destaque no ramo hoteleiro. Foi eleito vereador pela primeira vez em 1992. Seu trabalho e dedicação fizeram com que estivesse no cargo por mais dois mandatos, em 1997 e 2001. Muitos projetos de sua autoria ficaram marcados, como de grande relevância para a população.
Em 1999, Vilmar assumiu a presidência da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, e foi o responsável pela aquisição do prédio onde até os dias de hoje se encontra a Casa de Leis do município, antigo Banco Nacional. De 2004 a 2018, Vilmar também ocupou a Vice-Presidência do Sindhotéis – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu. O empresário é natural de São Valentin – RS, nascido em 20 de novembro de 1948. Morou em alguns lugares do Paraná até conhecer a esposa, Nanci Rafagnin Andreola, com quem tem três filhas, Ellen, Kellen, e Suellen, e é avô de Fiorella e Maria Antonia.