O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (SITROFI) confirmou que o transporte coletivo vai paralisar os serviços na próxima terça-feira, 08. A paralisação acontece às 8h da manhã, com concentração no Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu.
Segundo o presidente do SITROFI, Rodrigo Andrade de Souza, os trabalhadores esperavam uma contraproposta da empresa até a última sexta-feira, 04, porém não houve acordo com a categoria. A Assembleia que definiu pela greve foi realizada em agosto.
Os trabalhadores cobram salários atrasados dos meses de junho, julho e agosto. Além disso, também buscam a recontratação dos trabalhadores demitidos durante a pandemia, principalmente cobradores. Também está na pauta o recebimento de parte das férias de abril, que estão atrasadas e renovação do acordo coletivo de trabalho (ACT) para os anos 2020 e 2021.
De acordo com Rodrigo, após o vencimento do acordo coletivo, encerrado no dia 31 de maio, das três concessionárias, duas pararam de pagar o tíquete- alimentação. A única que está pagando, não faz por completo, fazendo o repasse de apenas 30% do valor.
Desde o início da pandemia, cerca de 300 funcionários foram demitidos do transporte coletivo. Duas empresas pagaram apenas 20% da multa rescisória que esses trabalhadores tem direito. A terceira empresa pagou 40%. Desde março, o transporte coletivo opera com redução de ônibus e, consequentemente, com menor número de linhas.
Um Decreto municipal decidiu pelo retorno completo da operação em Foz do Iguaçu. No entanto, o Consórcio Sorriso, responsável pelo transporte coletivo, não acatou as orientações. Mesmo que na última semana tenham sido anunciados o atendimento no horário noturno e a retomada de novas linhas, além da implantação de ônibus extras, o sistema de transporte ainda não retornou ao normal.
Com H2FOZ