O que é um site funcional, e porque minha empresa precisa disso?

Um site funcional é uma ferramenta focada em conversões, coleta de dados e divulgação de produtos e serviços. Leia a coluna Cultura Tech desta sexta-feira.

Arquivo/Reprodução Internet

De vez em quando paramos e admiramos alguns websites que realmente nos fazem pensar, apreciar seus detalhes. Como cada componente foi pensado? E a experiência do usuário? Isso é muito legal. 

Ter um projeto inspirado onde aliamos design e funcionalidade pode parecer caro e demorado. No entanto, hoje com as ferramentas de desenvolvimento e com um bom briefing é possível  coletar informações essenciais para o desenvolvimento do projeto. Quando falamos de coletar informações, não são apenas do dono da empresa, mas sim dos usuários que visitam ou compram dele!

Essas informações são fatores predominantes para o desenvolvimento de um site funcional.

Mas o que é um site funcional?

Bom, um site funcional é uma ferramenta focada em conversões, coleta de dados e divulgação de produtos e serviços, não apenas para o google, mas que isso atraia o cliente, e que ele possa interagir com a empresa virtualmente.

Com os muitos canais em mídia social existentes, focamos em integrar as principais redes ao site, quando necessário, afinal funcional nos lembra algo recorrente e pronto para o uso. Se seu site não faz isso é melhor repensar:

5 perguntas para saber se o seu site é funcional:

Experimente começar por ai, tente fazer essas perguntas ao abrir seu site, junte o útil ao agradável, sendo honesto consigo, e propondo para seus clientes um site além de bonito, interativo, ou seja, funcional :).

Outro ponto importante é não confundir o modelo landing page com site funcional. Um site funcional possui uma estratégia, modelos de URL e redirecionamento 301 e 302 específicos e focados no conteúdo da empresa. Já uma landing page foca em converter baseado em conteúdo e SEO.

A dúvida é: posso ter um site funcional focado em criar landing pages? E a resposta é sim! Definitivamente se sua empresa pensa desta maneira, ela entrará no caminho correto, e terá os benefícios do marketing digital, lembrando que é muito importante cuidar como os produtos são entregues hoje no mercado.

Fuja de pessoas que tentam empurrar uma receitinha de bolo para fazer o seu marketing, tentando vender um modelo de conversão focado e apenas baseado em conteúdo patrocinado. Procure explorar outros horizontes, como a otimização orgânica,  geração de conteúdo, link building, experimentos em campanhas segmentadas. Lembre-se que seu público precisa de algo inteligente e não de mais um empreendedor de palco. 

Se gostou do texto e tem recomendações de pauta não exite em me procurar nas redes sociais e fazer as sugestões será um prazer conversar sobre tecnologia, Abraços Fraternos!

Sair da versão mobile