De vez em quando paramos e admiramos alguns websites que realmente nos fazem pensar, apreciar seus detalhes. Como cada componente foi pensado? E a experiência do usuário? Isso é muito legal.
Ter um projeto inspirado onde aliamos design e funcionalidade pode parecer caro e demorado. No entanto, hoje com as ferramentas de desenvolvimento e com um bom briefing é possível coletar informações essenciais para o desenvolvimento do projeto. Quando falamos de coletar informações, não são apenas do dono da empresa, mas sim dos usuários que visitam ou compram dele!
Essas informações são fatores predominantes para o desenvolvimento de um site funcional.
Mas o que é um site funcional?
Bom, um site funcional é uma ferramenta focada em conversões, coleta de dados e divulgação de produtos e serviços, não apenas para o google, mas que isso atraia o cliente, e que ele possa interagir com a empresa virtualmente.
Com os muitos canais em mídia social existentes, focamos em integrar as principais redes ao site, quando necessário, afinal funcional nos lembra algo recorrente e pronto para o uso. Se seu site não faz isso é melhor repensar:
5 perguntas para saber se o seu site é funcional:
- Quantos elementos interativos seu site tem? (campo buscar, contato, upload)
- Seu cliente consegue falar diretamente com sua equipe de vendas?
- Quantos passos são necessários para que você efetive uma negociação virtual?
- Você registra informações dos visitantes?
- Seus clientes offline tem acesso a material exclusivo? Ou algum beneficio no meio online?
Experimente começar por ai, tente fazer essas perguntas ao abrir seu site, junte o útil ao agradável, sendo honesto consigo, e propondo para seus clientes um site além de bonito, interativo, ou seja, funcional :).
Outro ponto importante é não confundir o modelo landing page com site funcional. Um site funcional possui uma estratégia, modelos de URL e redirecionamento 301 e 302 específicos e focados no conteúdo da empresa. Já uma landing page foca em converter baseado em conteúdo e SEO.
A dúvida é: posso ter um site funcional focado em criar landing pages? E a resposta é sim! Definitivamente se sua empresa pensa desta maneira, ela entrará no caminho correto, e terá os benefícios do marketing digital, lembrando que é muito importante cuidar como os produtos são entregues hoje no mercado.
Fuja de pessoas que tentam empurrar uma receitinha de bolo para fazer o seu marketing, tentando vender um modelo de conversão focado e apenas baseado em conteúdo patrocinado. Procure explorar outros horizontes, como a otimização orgânica, geração de conteúdo, link building, experimentos em campanhas segmentadas. Lembre-se que seu público precisa de algo inteligente e não de mais um empreendedor de palco.
Se gostou do texto e tem recomendações de pauta não exite em me procurar nas redes sociais e fazer as sugestões será um prazer conversar sobre tecnologia, Abraços Fraternos!