Curitiba registrou a ocorrência de neve e chuva congelada em alguns bairros na noite desta sexta-feira (21), com uma temperatura na casa dos 4°.
“Com uma presença mais significativa de nebulosidade em parte do leste do Paraná, na região metropolitana de Curitiba e na própria capital, alguma chuva fraca e isolada ocorre nas últimas horas. Com temperaturas muito baixas na região a tendência e de se observar em alguns pontos chuva congelada”, apontou o meteorologista do Simepar Fernando Mendes
A capital paranaense registrou neve apenas em duas ocasiões: 1975 com uma forte precipitação e em 2013 com ocorrências em alguns pontos de Curitiba e em menor concentração.
“A neve é a sublimação do vapor d’água para o cristal, criando o floco. Passa um estado físico, saindo do gasoso para o sólido. É diferente da gota d’água para o gelo, que forma a chuva congelada. A neve sai da nuvem, mas ela passa por uma camada mais quente e derrete, mas antes de chegar ao chão ela congela novamente após encontrar uma massa de ar frio”, finalizou Mendes.
A tarde desta sexta-feira já havia registrado a temperatura mais baixa no período vespertino em toda história de Curitiba, marcando 5,3° nos termômetros.
A previsão do Simepar para este sábado (22) é de mais frio intenso e possível geada em Curitiba, com temperatura mínima de 2° e máxima de 13°.
Veja registros em vídeo do fenômeno na capital paranaense:
TEMPO | Neve na área de Curitiba, no Paraná, um fato meteorológico histórico. Capital paranaense tem registros de neve antes em 1975 e 2013. Vídeo via @carlex2222. https://t.co/nqE1QgUVOe
— MetSul.com (@metsul) August 22, 2020
Relatos de provável chuva congelado entre o Jardim das Américas e Uberaba pic.twitter.com/vqvroRjh9w
— Simepar (@simeparpr) August 22, 2020
Fonte: Paraná Portal