A Justiça Federal determinou neste final de semana o prazo de 48 horas para que as 70 famílias que ocupam o Conjunto Habitacional Duque de Caxias, no Bairro Morumbi, em Foz do Iguaçu, deixem o local.
Para isso, o juiz de plantão, Eduardo Correia da Silva, determinou que demais órgãos públicos ajudem na desocupação para providências eventualmente necessárias, e a ajuda do município através do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Pessoa Idosa ou Serviço Social.
A ocupação aconteceu na sexta-feira (14), após os moradores se negarem a mudar para o Residencial Angatuba, no Bairro Três Lagoas.
O Conjunto Duque de Caxias possui 17 blocos de apartamentos, onde moravam 136 famílias, desde 2012. Devido a rachaduras apresentadas em um dos prédios, todo o conjunto foi interditado no início de 2019, para ser demolido.
Desde então os moradores recebem um aluguel da Caixa Econômica Federal até que fossem realocados a outro local. Neste mês, a Caixa informou que o benefício seria cancelado, para que os moradores fossem ao novo condomínio. Porém, os engenheiros responsáveis pela obra dizem que não há problemas no projeto e entraram na Justiça para impedir a demolição.
Ex-moradores do Duque de Caxias invadem apartamentos interditados