OUÇA:
Desde o início da pandemia de Covid-19, foram montadas barreiras sanitárias em três pontos de entrada de Foz do Iguaçu: BR 277, Ponte da Amizade, com o Paraguai e Ponte Tancredo Neves, com a Argentina.
O gerente-técnico da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan, explicou que esses viajantes passam por aferição de temperatura e devem responder um questionário para investigar se essas pessoas estão sintomáticos ou se apresentaram sintomas nos últimos 14 dias. Se estiver dentro do quadro sintomático o SAMU é acionado imediatamente a pessoa encaminhada à Central Covid.
“Se for positivado ele é colocado em isolamento e se negativo é liberado para transitar pela cidade. No caso dos caminhoneiros, fica liberado para entregar a mercadoria em Foz”, explicou.
Desde março, passaram pelas barreiras 34.184 pessoas, sendo 23,5 mil brasileiros e 11.163 estrangeiros. Destes 50 foram sintomáticos e 4 positivaram para Covid-19.
Além das entradas da cidade, a Vigilância Sanitária recomenda barreiras sanitárias em qualquer lugar que tenha entrada de pessoas, como shoppings, supermercados, grandes lojas e hotéis.