A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está selecionando voluntários profissionais da área da saúde para participar da pesquisa com a vacina tríplice viral (MMR) para prevenção e redução dos sintomas da Covid-19.
A tríplice viral previne contra sarampo, caxumba e rubéola e faz parte do calendário vacinal de todo o país, durante os 12 meses do ano e não tem contraindicação. Na rede pública a vacina é indicada até os 49 anos de idade.
Nos testes da UFSC, 300 voluntários entre 18 e 60 anos receberão a vacina, mas apenas 150 serão a MMR. A outra metade receberá placebo.
O professor Edison Fedrizzi, coordenador da pesquisa, contou que estudos preliminares apontam que a vacina ativa o sistema imunológico, podendo proteger até contra a Covid-19 e reduzir o impacto do vírus no organismo.
A Fundação Oswaldo Cruz afirma que para fins de proteção contra o sarampo, caxumba e rubéola, estudos clínicos detectaram altíssimas porcentagens de anticorpos em pessoas vacinadas. Para garantir a proteção, são necessárias duas doses, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).