Na tentativa de diminuir os efeitos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o governo do Paraguai decretou a diminuição do Imposto ao Valor Agregado (IVA) para os setores da gastronomia e turismo. A redução de 5% tem validade até junho de 2021.
O presidente da Associação de Restaurantes do Paraguai, Oliver Gayet, disse que a medida vai projetar uma pequena ajuda ante as enormes perdas que os dois setores sofrerão com o início das restrições sanitárias.
Gayet lembrou que alguns restaurantes ficaram fechados por 95 dias e outros permanecem com as atividades suspensas porque não encontraram as condições ideias para reabrir.
A medida do governo deve beneficiar 3.8 mil restaurantes que empregam 123.5 mil pessoas formalmente.
Óscar Orué, secretário de Estado de Tributação (SET), informou que continuarão trabalhando em conjunto com a Secretaria de Turismo para estudar as próximas medidas que serão tomadas para reativar o setor.
“Vamos seguir analisando outras medidas que possamos tomar com o Ministério da Fazenda. Vamos ver caso a caso, setor por setor e estabelecer ajuda por parte do governo”, disse Orué.
A reunião com representantes dos setores privados de gastronomia, turismo e secretários de estado aconteceu na segunda-feira (28), no Palácio Lopes, em Assunção.