Uma rua de nuvens, em forma de rolo e que pode atingir até 1000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura, formou-se na manhã desta terça-feira (28) no Litoral de Santa Catarina. As imagens postadas pelo meteorologista Piter Scheuer viralizaram nas redes sociais e foram confirmadas pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram). O fenômeno foi registrado pelo perfil Nosso Litoral, em Matinhos, no início da tarde de hoje.
A meteorologista Gilzânia Cruz, do Ciram, explicou como o fenômeno se forma. “É um tipo de nuvem em forma de rolo que atinge até 1000 km e se desloca em uma velocidade de até 60 km/h. É uma nuvem baixa, que se forma perto do solo, e acontece por uma diferença de temperatura e ventos, no encontro de massas que a formaram”, descreveu.
Segundo a meteorologista, as nuvens não devem causar preocupação. “Essa condição tem mais risco para turbulência de aeronave, então é mais neste sentido mesmo. Mas as aeronaves percebem e conseguem desviar”, disse.
Por fim, a meteorologista confirmou que o fenômeno deve chegar ao Litoral do Paraná. “O deslocamento se dá pela faixa litorânea, mas provavelmente vai ser aproximar sim do Litoral do Paraná”, concluiu.
O perfil Nosso Litoral postou inclusive registro do fenômeno em Matinhos:
https://www.facebook.com/NossolitoralPr/photos/a.1887320764823923/2616971711858821/?type=3
Fonte: Banda B